Cem escuteiros estão a percorrer o caminho de Braga a Santiago

Inicio desactivadoInicio desactivadoInicio desactivadoInicio desactivadoInicio desactivado
 

Peregrinación de grupo Scouts de Europa 02O Caminho da Geira e dos Arrieiros, que liga Braga a Santiago de Compostela, está esta semana a ser percorrido a pé por dois grupos de escuteiros, um português e outro espanhol, que totalizam uma centena de pessoas.

 

O grupo português é originário da freguesia de Lago, no concelho de Amares. Trata-se da Secção dos Pioneiros do Agrupamento 500, constituído por 14 jovens e três dirigentes, com idades dos 14 aos 55 anos.

Por causa da disponibilidade dos elementos, e porque o caminho é longo, fizemos três etapas em dias separados. Esta divisão permitiu-nos também fazer preparação física, para sentirmos as dificuldades do caminho”, explica Paulo Gonçalves, responsável pelo grupo de escuteiros.

Assim, em junho, o grupo percorreu a distância entre Braga e Castro Laboreiro. Agora, esta semana, está a fazer o traçado entre Castro Laboreiro e Santiago de Compostela, prevendo chegar no sábado, dia 7 de agosto.

Fomos fazendo atividades de angariação de fundos ao longo do ano, para suportar as despesas da atividade, mas também contamos com o apoio da Freguesia de Lago e da Câmara de Amares”, adianta Paulo Gonçalves.

A ideia de fazermos o Caminho da Geira e dos Arrieiros surgiu porque atravessa a nossa freguesia e parte do nosso concelho. À parte disso, fazemos o Caminho como escuteiros e, como tal, temos bastantes objetivos escutistas a cumprir”, refere o responsável pelo grupo.

Entre os objetivos contam-se “ultrapassar os limites, procurar novos desafios, deixar a zona conforto, conhecer as capacidades de cada elemento, explorar novos horizontes, criar união de grupo, evoluir como equipa, avaliar o tamanho da fé de cada um e ser Pioneiros no Caminho”.

O outro grupo, composto por 81 pessoas, incluindo escuteiros, três sacerdotes, três seminaristas e duas religiosas, é organizado pela representação espanhola da Associação de Guias e Escuteiros da Europa.

Os participantes caminham divididos em grupos de seis a oito elementos, têm entre 15 e 50 anos, e contam chegar a Santiago de Compostela na sexta-feira, dia 6 de agosto.

A Associação de Guias e Escuteiros da Europa possui grupos em diferentes comunidades autónomas espanholas, daí que estejam a participar jovens de cidades como Barcelona, Valência, Madrid, Toledo ou Ronda.

Estamos a peregrinar até Santiago, neste ano jubilar, fazendo o Caminho da Geira e dos Arrieiros a partir de Ribadavia (Km 111). Para poder caminhar mantendo o nosso estilo escutista, optámos por um caminho com muita natureza e muito pouco frequentado”, explica Alberto Arjomil, coordenador da logística.

Os escuteiros caminham pela manhã e durante a tarde há diversas atividades, como missa e palestras formativas e espirituais; aproveitando o percurso para desfrutar da natureza.

A organização “conheceu o caminho através da Associação Codeseda Viva, contando com o seu apoio, bem como dos municípios e das paróquias, que facilitam os meios e as instalações para os escuteiros acamparem e passarem as noites”, salienta Alberto Arjomil.

O Caminho da Geira e dos Arrieiros foi apresentado em 2017 em Ribadavia (Galiza) e Braga, reconhecido pela Igreja em 2019, reconhecido pela associação de municípios transfronteiriços Eixo Atlântico em 2020 e é um itinerário oficial da Peregrinação Europeia de Jovens do Ano Santo Jacobeu 2021/22.

Este percurso de 240 quilómetros destaca-se por incluir patrimónios únicos no mundo: a Geira Romana e a Reserva da Biosfera do Gerês/Xurés. Além disso, o seu traçado é um dos escassos cinco que ligam diretamente à Catedral de Santiago de Compostela.

social youtube xornalgalicia   feed-image

En la Hemeroteca xornalgalicia.com. -   En XornaldeGalicia.es Hemeroteca  -   En XornaldeGalicia.es -   En Diario Marítimo -   En Actualidad Ibérica ANAI  -   En Pladesemapesga -   En Tribuna Informativa.  -   En Acción y Transparencia Pública. -    En xornalgalicia.com -   En todo Internet
Siguenos iconotwitterTwitter -         - feed-image RSS.  Contacte iconopublicidadPublicidad  -  Mapa Web - Hemeroteca - Acceso    Acceso Suscriptores Xornal Galicia.    Suscribete

Este periódico puede ser tuyo, si te interesa contacta con el 630389871lineaazul 1600

Tu derecho a la información en Xornal Galicia es gratis, pero sus redactores pagan un precio muy elevado con su propia vida tras ser perserseguidos por el gobierno de Feijóo. Ayúdanos simplemente renviado esta información..+  En directo https://youtu.be/ZNo_AGgTAnY con muchas tramas y exclusivas.... No te lo puedes perder....!  Ver más..+   

#NachoVidal "y su esquema piramidal de colaboradores"..+  CAPÍTULO 1 DE 7..+  -  CAPITULO 2 de 7..+  -  CAPITULO 3 de 7..+  CAPITULO 4 de 7..+  CAPITULO 5 de 7..+  CAPITULO 6 de 7..+  Capítulo 7 de 7...+   - ESPECIAL LUGURIA Y VICIO A COSTA DE LA SALUD Y DEL SERGAS. ..+   - EL SUEÑO ESPAÑOL DE #NACHO VIDAL...+   - La recompensa del #sueñoespañol a #NachoVidal del #sergas y #SegurançaSocial....+ - #NachoVidal "y su esquema piramidal de colaboradores"..+ Colabora y asesora Millán Calenti como vocal en las mesas de contratación del Sergas, etc..

lineaazul 1600

  • Noticias de Feijóo en León, de Castilla y León.
  • Noticias de Feijóo en Lleida, en Catalunya.
  • Noticias de Feijóo en Lugo, de Galicia.
  • Noticias de Feijóo en Madrid, de la Comunidad de Madrid.
  • Noticias de Feijóo en Málaga, en Andalucía.
  • Noticias de Feijóo en Murcia, de la Región de Murcia.
  • Noticias de Feijóo en Navarra, correspondiente a la Comunidad Foral de Navarra.
  • Noticias de Feijóo en Ourense, de Galicia.
  • Noticias de Feijóo en Palencia, de Castilla y León.
  • Noticias de Feijóo en Pontevedra, de Galicia.
  • Noticias de Feijóo en Salamanca, de Castilla y León.
  • Noticias de Feijóo en Santa Cruz de Tenerife, en Canarias.
  • Noticias de Feijóo en Segovia, de Castilla y León.
  • Noticias de Feijóo en Sevilla, en Andalucía.
  • Noticias de Feijóo en Soria, de Castilla y León.
  • Noticias de Feijóo en Tarragona, en Catalunya.
  • Noticias de Feijóo en Teruel, de la comunidad autónoma de Aragón.
  • Noticias de Feijóo en Toledo, en Castilla-La Mancha.
  • Noticias de Feijóo en Valencia, de la Comunidad Valenciana.
  • Noticias de Feijóo en Valladolid, de Castilla y León.
  • Noticias de Feijóo en Vizcaya, del País Vasco.
  • Noticias de Feijóo en Zamora, en Castilla y León.
  • Noticias de Feijóo en Zaragoza, de Aragón.
  • Noticias de Feijóo en México.
  • Noticias de Feijóo en Montevideo, Uruguay y Puerto Capurro.
  • Noticias de Feijóo en Argentina, Buenos Aires, Diáspora.
  • Noticias de Feijóo en Venezuela Fes, Hermandad Gallega.