A seleção brasileira masculina de basquete garantiu vaga nas oitavas de final do Mundial Escolar de Basquetebol. A classificação veio após uma vitória sobre a Arábia Saudita por 59 a 56, em partida disputada nesta terça-feira (16).
Com o resultado, o Brasil avançou de fase e segue na competição, que é realizada na Sérvia. A equipe brasileira encerrou a fase de grupos na segunda colocação do Grupo E, somando cinco pontos.
Na estreia, o time conquistou uma vitória sobre a Índia por 110 a 46. Na sequência, enfrentou a Alemanha e foi derrotado por 77 a 58. Já nesta terça-feira, voltou a vencer ao superar os sauditas, resultado que confirmou a classificação para o mata-mata.
O próximo desafio será diante de Taiwan, que chega às oitavas com campanha perfeita, após vencer os três jogos da fase de grupos. A partida está marcada para esta quinta-feira (18).
O Mundial Escolar reúne delegações de 31 países dos cinco continentes entre os dias 13 e 22 de junho. Na categoria masculina, a equipe sul-mato-grossense é a única representante do Brasil na competição.
Treinado por Hugo da Costa, o time é formado por atletas do projeto Porãbask “Os Meninos do Terrão”. A iniciativa foi criada em uma quadra de terra batida na fronteira entre Brasil e Paraguai e se tornou referência em inclusão social e desenvolvimento esportivo.
A delegação brasileira conta com 12 jogadores, sendo nove naturais de Ponta Porã. Todos os atletas representam o país por meio da Escola Estadual Professor Adir Teixeira de Oliveira.
A vaga para o Mundial foi conquistada após a equipe vencer o Campeonato Brasileiro Escolar, em 17 de abril. Na decisão, os sul-mato-grossenses derrotaram a seleção de São Paulo e garantiram o direito de representar o Brasil no principal torneio escolar da modalidade.
Embalado pela classificação, o grupo busca seguir avançando na competição e escrever mais um capítulo para o basquete escolar de Mato Grosso do Sul e do Brasil.
