25/06/2026
Tribuna Informativa»Notícias»Kemp e Catan trocam farpas e aquecem plenário da ALEMS

Kemp e Catan trocam farpas e aquecem plenário da ALEMS

A sessão da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) nesta quinta-feira (14) foi marcada por um acalorado embate entre os deputados Pedro Kemp e João Henrique Catan. O clima de polarização eleitoral tomou conta do plenário, com direito a plateia de estudantes, ironias e troca de farpas.

O estopim do confronto foi a repercussão dos áudios vazados envolvendo o senador Flávio Bolsonaro e o banqueiro Daniel Vorcaro. Kemp levou o assunto à tribuna e não economizou no tom crítico. Em sua fala, ele misturou ironia e referências pop, comparando a situação à polêmica da marca Ypê. O deputado disse que “não haveria detergente suficiente” para limpar a candidatura do filho do ex-presidente Jair Bolsonaro. Nos corredores, a fala foi classificada por colegas como um verdadeiro stand up político.

A resposta de Catan, no entanto, fez o clima esquentar. O bolsonarista partiu para o lado pessoal ao relembrar um episódio antigo em que Kemp caiu em uma blitz de trânsito e recusou o bafômetro, insinuando que o petista estaria bêbado. A provocação gerou reação imediata de Kemp, que, aos gritos, cobrou limites no debate. O bate-boca tomou conta do plenário e exigiu a intervenção de outros deputados, inclusive aliados do PL, para evitar que a discussão saísse do controle.

Diferente do habitual, o público não era formado apenas por assessores e servidores. Estudantes de Direito acompanhavam a sessão e se tornaram uma plateia involuntária do confronto. Risadas, celulares erguidos e reações a cada troca de farpas deram ao ambiente um clima de espetáculo político.

No encerramento, o presidente da Assembleia, deputado Gerson Claro, tentou baixar a temperatura. Ele reconheceu que a aproximação das eleições deve deixar os debates mais tensos, mas pediu que os parlamentares priorizem propostas e discussões úteis para a população. Catan, após sua fala contra Kemp, virou as costas e deixou a sessão.

Governador celebra bodas

O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, completou 32 anos de casamento com a primeira-dama Mônica Riedel nesta quinta-feira (14). Nas redes sociais, ele celebrou as Bodas de Pinho. “O casamento é a soma dos detalhes do dia a dia, da caminhada lado a lado e da escolha de seguir juntos”, escreveu. A programação do governador, porém, foi de trabalho. Ele passou quarta e quinta-feira em agendas no interior, percorrendo sete cidades da região Cone-Sul do Estado.

MPMS arquiva denúncia sobre concurso

O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) arquivou a notícia de fato que apurava denúncia de candidatos que alegaram prejuízo durante a aplicação do concurso público da ALEMS. Segundo o promotor Paulo César Zeni, o MPMS reconheceu que houve interrupção de energia. A falha começou em cinco salas e depois atingiu outras 11.

O órgão concluiu, no entanto, que não houve comprovação de prejuízo coletivo ou generalizado capaz de justificar a anulação do certame. O MPMS apontou que foram adotadas medidas emergenciais durante a prova, como abertura de janelas, uso de lanternas pelos fiscais e instalação de iluminação de emergência. Dados da Fundação Carlos Chagas mostraram que os candidatos que fizeram prova no IFMS tiveram média superior à média geral do concurso. Outro ponto destacado foi que 487 candidatos teriam sido afetados diretamente, o equivalente a 6,6% do total.

Polícia Civil padroniza armas

A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul (PCMS) oficializou a padronização das armas de porte da corporação. A partir de agora, a instituição passará a adotar exclusivamente pistolas calibre 9×19 mm da fabricante Glock. Futuras aquisições de pistolas ficam restritas ao sistema da Glock.

Na justificativa, a corporação afirma que a padronização busca reduzir custos, otimizar treinamentos e melhorar a integração operacional entre equipes. A PCMS também cita alinhamento técnico com a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal e a Polícia Civil de Mato Grosso, que já utilizam o mesmo sistema. Segundo a portaria, o uso de uma única plataforma de armas garante “maior segurança jurídica e operacional” e reduz gastos com instrução e capacitação de policiais.

Sobre o autor: Agencia de Noticias

Equipe de editorial integrada na produção e formatação de textos com cuidado e atenção aos detalhes.

Ver todos os posts →