O que começou em uma conversa entre amigos em mesa de bar virou projeto que leva a Copa do Mundo para bairros da periferia de Campo Grande. Com caminhão, telão, tenda e estrutura de som, um grupo de moradores tem organizado transmissões gratuitas dos jogos da Seleção Brasileira em diferentes regiões da cidade.
Na última sexta-feira (19), foi a vez do Jardim Tijuca receber a iniciativa. Nem a chuva que caiu durante o dia foi suficiente para desanimar os organizadores ou os moradores, que compareceram para acompanhar a vitória do Brasil por 3 a 0 sobre o Haiti.
Liderança comunitária no bairro, Cristina Rosa da Silva, de 39 anos, conta que a semana inteira foi dedicada aos preparativos. “Essa semana a gente trabalhou a semana inteira para conseguir trazer o jogo para o bairro. Hora que deu 5 horas do pessoal com rosto inteiro, pessoal com camisa, pensamos: agora não dá para cancelar, temos que ir.”
Para ela, o mais gratificante foi ver a comunidade reunida. “Foi maravilhoso ver a própria comunidade vir ver. É bom gritar e comemorar todo mundo junto.”
Uma das organizadoras, Priscila Queiroz, de 45 anos, lembra que tudo começou de forma simples. “Essa ideia surgiu entre amigos, sentado na mesa de bar. A gente pensou: ‘Poxa, que legal a gente tomar uma cerveja num bar e poder assistir à Copa do Mundo. Por que não levar isso para os bares que a gente frequenta e dar oportunidade para os estabelecimentos faturarem mais?'”
Desde então, a estrutura já passou pelo Columbia e pelo Tijuca. Agora, o próximo destino será uma conveniência no Bairro Noroeste, na Rua Vaz de Caminha, 1641.
Segundo os organizadores, além de movimentar os pequenos comércios, a proposta é criar momentos de lazer para quem muitas vezes não consegue participar dos grandes eventos realizados na região central. “Na verdade é uma oportunidade de evento para a periferia e para a comunidade”, resume Priscila.
Próximo desafio é contra a Escócia
Depois de empatar por 1 a 1 com Marrocos na estreia e vencer o Haiti por 3 a 0, o Brasil lidera o Grupo C da Copa do Mundo com quatro pontos.
Agora, a Seleção enfrenta a Escócia na quarta-feira (24), às 19h (horário de Brasília), no Hard Rock Stadium, em Miami, nos Estados Unidos.
A conta para o torcedor é simples: se o Brasil vencer, está classificado e tem grandes chances de terminar em primeiro lugar do grupo. Se empatar, também avança para a próxima fase. Se perder, ainda pode se classificar, mas passa a depender do resultado entre Marrocos e Haiti e também do saldo de gols.
A partida terá transmissão pela Globo e SBT na TV aberta, Sportv e N Sports na TV fechada, além das plataformas Cazé TV e GeTV no streaming.
